Uma rádio americana teve que pagar 250 mil dólares pela exibição prematura da música "Womanizer". No dia 26 de Setembro de 2008, estreou nas pricipais rádios estadunidenses o novo single de Spears, intitulado Womanizer.
A crítica elogiou a nova música dizendo ser madura e consistente. Em busca de levar o novo single da Britney, "Womanizer", ao topo das paradas logo na primeira semana, os fãs do mundo inteiro se mobilizaram a fazer um download day no dia 7 de outubro de 2008, o dia exacto que o single foi disponibilizado no iTunes.
A música alcançou o sucesso imediato quebrando vários recordes na Billboard Hot 100, entre eles, o maior salto para a primeira posição (da 96ª posição para o 1º lugar) e a maior estreia de vendas digitais de uma artista feminina (+286 mil).
Britney participou no show de Madonna em Los Angeles, no estádio dos Dodgers, na quinta-feira 6 de Novembro de 2008. Na Sticky & Sweet Tour, elas cantaram a música Human Nature. No mesmo dia aconteceu o MTV Europe Music Awards e Britney mais uma vez foi a grande campeã, levando os prémios de álbum do ano por "Blackout" e artista de 2008. Como Britney não pode ir, agradeceu por dois vídeos gravados.
No dia 16 de Novembro de 2008 foi ao ar na MTV americana o último programa do Total Request Live. O programa encerrou presenteando o clipe de "…Baby One More Time" como o clipe mais influente de toda a história do TRL.
No dia 27 de Novembro Britney voltou aos palcos para fazer mais um marco em sua carreira com a era "Circus". Na cerimónia de premiação do Bambi Awards, em Offenburg na Alemanha, Britney cantou a música "Womanizer" e recebeu o prémio de "Melhor Popstar Internacional".
A 28 de Novembro Britney apresentou-se no programa francês Star Academy cantando a música "Womanizer". Ela também foi homenageada pelos participantes que cantaram "…Baby One More Time" e "Oops!… I Did It Again". Britney conseguiu 25,8% da audiência dos franceses com um total de 5,64 milhões de telespectadores. Esta foi a maior audiência do programa nesta temporada, onde seu ibope aumentou em nada menos que 710 mil telespectadores comparando à semana passada.
O programa que trouxe Spears a França, foi o programa mais assistido entre os jovens de 15 a 34 anos, conseguindo um total de 34% de audiência entre eles. Mas não foi só na televisão que Britney quebrou recordes, ela também foi a rainha da internet. Mais de 100 mil pessoas acompanharam a aparição da cantora através do site do programa e mais de 50 mil pessoas acompanharam através do MSN Videos.
No 1 de Dezembro foi ao ar na MTV americana o documentário "Britney: For the Record". Antes do documentário foi exibido um programa especial que fez uma contagem regressiva para o "For The Record" e exibiu alguns momentos marcantes da carreira da Britney, onde ela comentava sobre eles durante a exibição no telão. Os fãs foram convidados para participar desse especial.
O documentário foi assistido por mais de 3.7 milhões de pessoas de acordo com a assessoria do canal a cabo. Esse número é bastante alto para a MTV. Na Suécia o documentário teve um final diferente, que mostrou Britney e a equipa no campo, também mostrando-a a conduzir o seu carro.
A 2 de Dezembro, no dia de seu aniversário, Britney apresentou-se no Good Morning America cantando "Circus" e "Womanizer".
Dentre as apresentações de Spears, celebridades como Reese Witherspoon, John Travolta, Nicollette Sheridan, Teri Hatcher e Hugh Jackman, desejaram feliz aniversário à cantora.
"Você está demais!", disse Witherspoon, "E eu espero que você tenha um grande dia!". A cantora country Taylor Swift adiciona: "Você está oficialmente demais para seus 27 anos!".
Enquanto isso a crítica recebia bem o sexto álbum de Britney.
O site PopJustice publicou uma review do promo do álbum "Circus": "É o Blackout 2.0, isso são boas notícias já que Blackout foi um grande álbum, mas parece incluir muito mais exibicionismo. Nós provavelmente daremos uma nota 7/10, mas é difícil predizer um álbum da Britney".
A Rolling Stone declarou:
"O aventureiro pop e cluber de seu sexto álbum teria sido uma óptima continuação do In the Zone de 2003. Os produtores de Toxic, Bloodshy & Avant, fazem parte do projecto novamente com a melódica e brilhante Unusual You. A produção de Max Martin em If U Seek Amy é atrevida e divertida e a faixa ofensiva à paparazzi Kill the Lights retoma a sintona do Blackout. Este será o álbum que marcará o seu status de lendária".
Veredito: 3 estrelas e meia de 5 (o mesmo ganho pelo "Blackout" e superior ao "Britney" de 2001).
O Site Metacritic.com, que reúne resenhas críticas de muitas fontes, atribuiu a "Circus" um "escore global de 66 (sendo o máximo possível 100)". O New York Times disse que "suas novas canções são dance-pop esperto e refrescante".
A Billboard também fez um review de "Circus":
"Da abertura com Womanizer para a canção de arrependimento Blur, Circus dá ao pop um significado totalmente novo, conforme a cantora faz um trabalho duplo como uma diva do dance e uma melancólica de coração partido. Essa não é uma mistura fácil, mas quando Spears deixa de lado o trauma de tablóides e se junta com os produtores certos - nesse álbum são Guy Sigsworth, Danja, Dr. Luke e Max Martin - ela está em seu território. Se os censores ouvirem cuidadosamente o jogo de palavras marcante no refrão de If U Seek Amy, poderia ir além dos clubes para a rádio".
O sexto álbum da Britney, "Circus", chegou ao topo da lista dos CDs mais baixados legalmente via internet pelo portal iTunes, da Apple.
"Circus" em sua versão deluxe, que inclue bonus tracks como "Rock Me In" e "Phonography" além de um DVD com o making off do álbum e o clipe de "Womanizer", ultrapassou o bem sucedido CD 808s & Heartbreak de Kanye West e se estabeleceu em #1.
A versão normal de 13 faixas também está no ranking em #13. Após menos de um dia de sua disponibilização no iTunes, o vídeo de "Circus" já era o clipe mais baixado no portal da Apple e "Womanizer" manteve-se na lista dos vídeos mais baixados em #5.
Britney possui a maior venda de 2008 no primeiro dia, batendo Taylor Swift com mais de 219 mil cópias e conseguiu a segunda melhor vendagem feminina de 2008 em sua semana de estreia, ficando atrás somente de Taylor Swift, que debutou semanas atrás com quase 600 mil cópias. "Circus" vendeu mais de 505 mil cópias nos Estados Unidos na semana de estreia, fazendo Spears a única artista na história do Nielsen SoundScan (que monitora as vendas de música nos últimos 17 anos) à ter quatro álbuns debutando com 500 mil ou mais.
Dentre as artistas femininas, apenas quatro conseguiram mais álbuns #1: Barbra Streisand (oito), Madonna (sete), Mariah Carey e Janet Jackson (ambas com seis).
Na Billboard Hot 100, Spears consegue sua primeira estréia no top 10 quando a faixa título do CD, "Circus", estréia em #3. A canção estreia ainda em #1 no Hot Digital Songs com mais de 212 mil downloads.
Com o single #1 "Womanizer" em #10 no Hot 100, Spears consegue duas faixas no top 10 da parada simultaneamente pela primeira vez em sua carreira. A surpresa ficou por conta de "Shattered Glass" (#70) e "If U Seek Amy" (#86), duas faixas não lançadas oficialmente como single e que adentraram no top 100 da Billboard devido ao excelente número de downloads.
Na United World Chart, embora não tenha conseguido o #1, o sexto álbum de estúdio da princesa do pop estreou em #2 com exactas 814 mil cópias vendidas. Essa é a maior vendagem de uma artista feminina ao redor do mundo em sua primeira semana de 2008.
O álbum foi #1 nos Estados Unidos, no Brasil, Canadá, Japão, México e Suíça, segundo a Jive Records.
E figurou entre os Top 10 em sete outros países, incluindo a Grã-Bretanha, onde estreou em #4. Na mesma semana, Britney também conseguiu emplacar dois singles no Top 10 da United World Chart simultaneamente: "Womanizer" em #1 e "Circus" debutando em #8.
Repetindo o feito do "Blackout", "Circus" foi eleito o melhor álbum do ano segundo enquete feita no site da Billboard.
O hit "Womanizer" chegou ao #1 no Mediabase com mais de 73 milhões de audiência, sendo o quarto single a chegar ao topo.
Os outros foram "…Baby One More Time", "Oops!… I Did It Again" e "Toxic". O Mediabase elabora uma parada musical com base na análise e monitoramento de aproximadamente 2.000 estações de rádio dos Estados Unidos e Canadá.
Após 3 semanas, Britney chegou ao topo da lista dos CDs mais vendidos em todo o mundo com "Circus". Foram duas semanas em #2 e agora, a princesa do pop enfim chega ao topo. "Circus" vendeu 412 mil cópias ao redor do mundo esta semana, e já totaliza mais de 1,6 milhão vendidos desde seu lançamento.
Na sexta semana, "Circus" vendeu um total de 106 mil cópias permanecendo em #1 pela quarta semana consecutiva no Mediatraffic, parada que contabiliza os álbuns mais vendidos no mundo. Até o momento,
"Circus" já vendeu mais de 3,0 milhões de cópias no mundo.
No dia 3 de Março de 2009, na New Orleans Arena em Nova Orleans nos Estados Unidos, Britney começou a sua 5ª turnê mundial The Circus Starring: Britney Spears. Esta é a primeira turnê mundial da Britney desde The Onyx Hotel Tour que ocorreu em 2004. A turnê percorrerá a América do Norte e Europa em suas primeiras datas. O nome da turnê faz referência a como eram anunciadas as grandes atracções circenses de antigamente.
Em Abril de 2009, Spears declarou o seu apoio para o casamento entre pessoas do mesmo sexo para a mídia, após o controverso incidente ocorrido durante o Miss E.U.A. onde a contestante Carrie Prejean, representando a Califórnia, manifestou a sua desaprovação sobre uniões entre pessoas do mesmo sexo. A mensagem deixada por Spears em seu Twitter foi "Amor é amor! As pessoas deveriam poder fazer aquilo que as deixam felizes!"
Britney foi eleita a quarta mulher mais sexy do mundo na lista da revista FHM em 2009. Britney já ocupou o topo da lista em 2004.
Após anos de ausência, a revista Forbes listou Spears como a décima terceira celebridade mais poderosa do mundo por ter lucrado mais de 35 milhões de dólares entre Junho de 2008 e Junho de 2009. Entre as celebridades com menos de 30 anos, Britney ficou com a quarta posição. Britney já ocupou o topo da lista em 2002.
Em Junho de 2009, foi confirmado que Spears está a namorar com o agente Jason Trawick.
A turnê The Circus Starring: Britney Spears tornou-se a turnê mais lucrativa de 2009 até o momento, lucrando mais de 24 milhões de dólares nos seus 13 primeiros shows. Até o momento a turnê já lucrou, em sua primeira etapa na América do Norte, 61.576.699 de dólares com um público de 619.311 pessoas, o que corresponde a 100% dos bilhetes vendidos.
Segundo o Pollstar Box Office Department, a Circus Tour é a turnê que mais arrecadou até o momento nos Estados Unidos. Com 37 shows em 30 cidades, a primeira parte da turnê em território norte americano teve todos os ingressos vendidos.
A média do valor dos bilhetes ficou em 99,29 dólares, com um total bruto arrecadado de 61,5 milhões de dólares. Já no ranking mundial, Britne54r ocupa a 3ª posição até o momento, totalizando a rrecadação da Circus Tour em 74,6 milhões de dólares, com 48 apresentações.
Lembrando que foram considerados apenas 11 shows fora dos Estados Unidos, já que a contagem contempla apenas os shows feitos no primeiro semestre deste ano. A Circus Tour foi idealizada e planejada, com toda a sua estrutura de palco, para ser realizada em arenas fechadas.
E mesmo com shows nessas arenas, que no geral possuem uma capacidade máxima para comportar até 20 mil pessoas, Britney consegue manter bons números na arrecadação. Imagine se fosse em estádios?
Britney ganhou o prémio de melhor vídeo pop por "Womanizer" no MTV Video Music Awards 2009.
Em 11 de Dezembro de 2009, a Billboard divulgou várias listas dos que mais venderam na década. Britney foi a artista feminina que mais vendeu álbuns. Circus foi o 23° álbum mais vendido da decada digitalmente, e os singles Womanizer e Circus ocuparam a #29 e #45 respectivamente.
A The Circus Starring: Britney Spears foi eleita pelo "All Headline News" como a Melhor Turnê de 2009.
0 comentários:
Enviar um comentário