Blackout




Lançado em 30 de Outubro de 2007
Gravado em 2005 — 2007
Gênero(s) Pop, R&B
Duração 43:37
Gravadora(s) Jive Records / Zomba Label Group
Produção Britney Spears, Bloodshy & Avant
The Clutch, Danja
Kara DioGuardi, J. R. Rotem
Fredwreck, Freescha
Sean Garrett, The Neptunes, T-Pain

Blackout (em português: Apagão ou Blecaute) é o quinto álbum de estúdio de Britney. Foi lançado em 30 de Outubro de 2007. O álbum vendeu 13,5 mil cópias no Reino Unido, somente no primeiro dia. Já nos Estados Unidos, vendeu 124 mil cópias no primeiro dia e 290 mil cópias na primeira semana, estreando em #2 na Billboard 200. No dia do lançamento, o álbum já estava #1 em países como Dinamarca, Alemanha, entre outros países europeus. "Blackout" vendeu mais de 3.6 milhões de cópias no mundo.

Produção

Em meio a um conturbado casamento e a sua tão comentada segunda gravidez ainda no ano de 2005, Britney convoca um batalhão de produtores e compositores para dar início a uma série de testes sonoros que mais tarde se transformariam no "Blackout". São os seguintes:
  • Bloodshy & Avant
  • The Clutch
  • Danja
  • Kara DioGuardi
  • J. R. Rotem
  • Fredwreck
  • Freescha
  • Sean Garrett
  • The Neptunes ( Pharrell Williams )
  • T-Pain
  • Keri hilson
  • Lukasz Gottwald ( Dr. Luke )
  • Ne-Yo
  • Scott Storch
  • Jim Jonsin
  • Har Mar Superstar
  • Phat Rat
  • Swizz Beatz
  • Cathy Dennis
  • Bob Rock
  • P.Diddy
  • The Runners
  • Gavin Bradley
  • Bryan-Michael Cox
  • Max Martin
  • Polow Da Don
Após montar a sua equipa, selecionando atentamente cada produtor, Britney dá início ao processo de criação que envolve o conceito do álbum, sua sonoridade, suas letras e marcas. Britney dá então carta branca à alguns compositores escolhidos à dedo já que ela não queria falar de seus crescentes problemas de forma melancólica ou sombria como vinha fazendo em músicas que cairam na rede como "Rebellion" ,"Baby Boy" e na recentemente vazada "All that She wants" que continha um poema de teor forte e obscuro no qual ela fala sobre traição, carma, pressão e sobre ter ficado "presa por correntes"...

A cantora queria fazer músicas dançantes, alegres, inteligentes e primordialmente, gostaria de ter um álbum completo por hits. Maior parte da produção é dada à dupla sueca "Bloodshy & Avant" com quem Britney criou uma forte amizade durante as gravações de "In The Zone" e ao recém chegado ao grupo "Danja".

A cantora que constrói fortes laços com seus produtores favoritos reafirma seu ideal de transformar a música pop a deixando mais rica, e ao seu próprio instinto de superação que faz com que cada trabalho supere o anterior segundo a crítica especializada da qual a cantora nunca fez questão, simplesmente não dando ouvido à esses. Sendo assim a cantora apresenta em pratos limpos que quer um disco mesclado, que envolva vários ritmos, assim como tinha feito no álbum anterior.

Britney participa ativamente do projeto até co-produzindo algumas faixas como havia feito no álbum antessessor em meio à encontros com a polêmica cantora e atriz norte-americana Paris Hilton e saídas noturnas históricas que lhe renderiam duras críticas e reprovação total da mídia. Ela passava noites a fio dentro de estúdios que se encontravam em Los Angeles, Las Vegas , Nova York e Miami; muitas vezes ela dava entrada nesses por voltas das 22:00 e os deixava somente as 05:00 ou 06:00 da manhã do dia seguinte.

"Gimme More" o abre alas do álbum, foi gravada na mansão da cantora na Califórnia em seus últimos meses de gestação e foi guardada a sete chaves pelo selo da Spears; Jive Records, até o último segundo. No início de 2007 após quase 19 meses de produção, Britney começa a dar os ajustes finais em seu álbum em meio ao seu famoso corte de cabelo na qual ficou sem os próprios e a entradas e saídas em clínicas de reabilitação.

Surgiram rumores de que a gravadora estaria insatisfeita com o comportamento antiprofissional da cantora e que gostaria que ela regravasse algumas faixas pois não estavam boas o suficiente, rumor esse desmentido imediatamente e furiosamente pela relações públicas da gravadora contrariando tudo o que a imprensa dizia na época, o representante afirmou que todos estavam ansiosos para lançar o novo material da cantora pois se tratava de uma obra de arte.

Após longos meses , o álbum que completava quase 26 meses de produção, ganha data de lançamento, 13 de Novembro de 2007, mas após quase todas as faixas caírem na rede misteriosamente em forma demo, o álbum foi adiantado para o dia 30 de outubro do mesmo ano. No dia 30 de outubro de 2007, Britney faz a crítica especializada cair de joelhos diante do novo trabalho, o conceituado The Times o definiu como uma obra prima.

O álbum é considerado inovador e extremamente futurístico. Uma crítica dizia: "que é como se o melhor das pistas de 2027 fosse lançado em pleno 2007". A cantora ataca desafetos ironicamente, com frases muito bem colocadas em meio aos sintetizadores e batidas bem marcadas, ironiza a si própria e aos seus críticos com inteligência, sarcasmo e sedução respondendo várias perguntas com muita acidez e classe até pelos títulos das canções.

Britney assina a obra como Produtora Executiva e permite a entrada de somente 02 faixas compostas por ela, algo mínimo perante as 08 faixas compostas por ela das 12 no álbum anterior In the Zone, de 2003.

Blackout é mais uma conquista, considerado pelos fãs da musa como um "tapa na cara" dos críticos e da imprensa. O álbum levou longos meses para ser finalizado em meio a grande crise pessoal da artista que acabou em um surto emocional causado por uma desgastante invasão de privacidade e um casamento fracassado mas definitivamente a consagrou mais uma vez como uma das melhores e mais completas artistas de sua geração.

Recepção

Crítica
O álbum Blackout recebeu diversos elogios, que vão de "Este álbum é melhor do que qualquer coisa que Gwen Stefani já fez" até "Neste álbum não tem mais canções bonitinhas, como I'm Not a Girl Not Yet a Woman".


Um crítico chamou-o de "Um triunfo" e a BBC decretou: "É uma obra-prima". O site britânico PopJustice, especializado em cultura pop, disse que o quinto álbum da Britney "É realmente brilhante" e de acordo com o jornal britânico Times Online "A cantora já tem um bom motivo para voltar a sorrir porque o novo álbum é bem mais coerente que os recentes sucessos de seus colegas do Clube do Mickey, Justin Timberlake e Christina Aguilera. As músicas Perfect Lover e Toy Soldier são simplesmente duas das mais belas canções que já apareceram em qualquer CD lançado esse ano".

"Blackout" também ficou entre os 50 melhores álbuns de 2007 segundo a Rolling Ston e Piece of Me ficou na #15 posição na lista das 100 melhores músicas de 2007 da Rolling Stone. No Brasil, o álbum ficou na lista dos 10 melhores álbuns de 2007.


Polémica e Controversia
Após o lançamento do álbum as coisas se complicaram para Spears, em uma das fotos do encarte a cantora está em um confessionário com um padre, a foto é insinuante e gerou polêmica entre os mais conservadores apesar de o propósito da foto segundo a fotógrafa ser totalmente diferente, sendo que a foto é irônica e retrata com sarcasmo um pedido de desculpas de Britney para com seus críticos.

Ao princípio a gravadora queria "Break The Ice" como segundo single, Britney queria "Piece Of Me" , como aconteceu no álbum anterior com "Me Against The Music" a cantora fez valer sua vontade e a lançou "Piece Of Me" como segunda música de trabalho do "Blackout".

O videoclipe de "Gimme More" foi vetado por mostrar a cantora de Top Less encarnando uma Stripper, o video que foi para o ar em canais como a MTV não é o original, esse foi exibido poucas vezes em outros canais musicais, aparentemente o video de "Gimme More' (1ª música de trabalho) foi vetado 3 vezes.


Alteração Na Contabilização Das Vendas
Um dia antes da divulgação dos álbuns da semana na parada americana Billboard 200 (07.11.2007), o sistema de contabilidade muda e as vendas (exclusivas) das lojas Wall-Mart passam a ser contadas, antes um álbum comercializado apenas em um estabelecimento não era computado.

Na semana, a banda The Eagles vendeu a cerca de 711 mill cópias do seu novo álbum custando apenas 3 dólares, e muitas vezes era entregue aos clientes como troco de compra na loja, deixando assim Blackout em #2 lugar nas vendas da semana.

Não resta dúvidas que o preço acessível e a alteração das regras da Billboard 11 horas antes do chart ir ao ar, ajudaram a prejudicar Britney na contágem das vendas. Há quem afirme que lojas como "Virgin Megastore" estavam comercializando o álbum comprado na Wall-Mart assim várias cópias foram contadas 2 vezes e isso rendeu uma briga sem pressedentes na indústria fonográfica norte americana.



Faixas

1."Gimme More"
(Nate Hills, James Washington, Keri Hilson, Marcella Araica) - 4:11

2."Piece of Me"
(Christian Karlsson, Pontus Winnberg, Klas Åhlund) - 3:32

3."Radar"
(Karlsson, Winnberg, Henrik Jonback, Balewa Muhammad, Candice Nelson, Ezekiel "Zeke" Lewis, Patrick Smith) - 3:49

4."Break the Ice"
(Araica, Hills, Hilson, Washington) - 3:16

5."Heaven on Earth"
(Nick Huntington, Michael McGroarty, Nicole Morier) - 4:52

6."Get Naked (I Got a Plan)"
(Ellis, Araica, Hills) - 4:45

7."Freakshow"
(Spears, Lewis, Smith, Karlsson, Winnberg, Jonback) - 2:55*

8."Toy Soldier"
(Sean Garrett, Karlsson, Winnberg, Magnus Wallbert) - 3:22

9."Hot as Ice"
(Hills, Araica, T-Pain) - 3:17

10."Ooh Ooh Baby"
(Spears, Farid Nassar, DioGuardi, Erick Coomes) - 3:28

11."Perfect Lover"
(Araica, Hills, Hilson, Washington) - 3:02

12."Why Should I Be Sad"
(Pharrell Williams) - 3:10

Bonus tracks
13."Gimme More" (Junkie XL Dub) (iTunes Bonus) - 4:59
14."Gimme More" (StoneBridge Dub) (Swiss & Italy iTunes Bonus) - 7:23
15."Gimme More" (Oakenfold Remix) (Japan Bonus) - 6:06
16."Gimme More" (Music Video) (iTunes Bonus) - 4:00
17."Outta This World" (Hills, Araica, Hilson, Washington) (Target and Japan) - 3:44
18."Get Back" (Hills, Araica, Ellis) (iTunes and Japan) - 3:49
19."Everybody" (Annie Lennox, Jonathan Rotem, Evan Bogart) (iTunes and Japan) - 3:16


1º Single - Gimme More
Lançamento:25 de Stembro de 2001

2º Single - Piece Of Me
Lançamento: 27 de Novembro de 2007

3º Single - Break The Ice
Lançamento: 3 de Março de 2008


Créditos

Vocais – Britney Spears Backing vocals – Britney Spears, Corte Ellis, Jim Beanz, Robin "Robyn" Carlsson, Kara DioGuardi, Sean Garrett, Keri Hilson, Windy Wagner, Pharrell Williams, Nicole Morier, Ezekiel "Zeke" Lewis, Danja
Baixo – Klas Alund, Eric Coomes, Henrik Jonback
Guitarras – Eric Coomes, Fredwreck, Henrik Jonback

Produção

Produção Executiva: Britney Spears
Produção: Nate Hills, Avant, Bloodshy, Sean Garrett, Kara DioGuardi, Freescha, Farid "Fredwreck" Nassar, Ross Davies, The Clutch, The Neptunes
Masterização: Tom Coyne
Engenheiros: Jim Carauna, DJ SwivelJordan "DJ Swivel" Young, Duro
A&R Executiva: Teresa LaBarbera Whites A&R Administração: Nancy Roof
A&R Coordenação: Jenny Prince
Coordenação de Produção da Zomba: Cara Hutchinson
Clearances: David Schmidt, Kobie "The Quarterback" Brown, Jeff Monachino, Damon "Ellis" Ellis Fotografia: Ellen von Unwerth
Direção de Arte e Design: Jackie Murphy, Jeri Heiden, Glen Nakasako
Estilista: Patti Wilson
Maquiagem: Francesca Tolot
Prop stylist: Kirsten Vallow
Teclado – Avant, Bloodshy, Fredwreck

0 comentários:

Enviar um comentário

Return top