Circus (em português: Circo) é o sexto álbum de estúdio de Britney. Foi lançado em 2 de Dezembro de 2008 pela Jive Records. O primeiro single do álbum é a faixa Womanizer, que estreou oficialmente em 26 de Setembro de 2008. As primeiras faixas do álbum vazaram na internet no dia 16 de Novembro de 2008, até a manhã do outro dia 17 de Novembro todas as faixas já haviam vazado ilegalmente. "Circus" já vendeu mais de 3 milhões de cópias no mundo.
O nome "Circus" é uma alusão a vida de Britney, uma das maiores popstars de todos os tempos. Desde muito cedo a vida da "princesa do pop" virou um espetáculo para uma grande platéia - o mundo.
Crítica
A crítica recebeu bem o sexto álbum da Britney. O site PopJustice publicou uma review do promo do álbum "Circus": "É o Blackout 2.0, isso são boas notícias já que Blackout foi um grande álbum, mas parece incluir muito mais exibicionismo. Nós provavelmente daremos uma nota 7/10, mas é difícil predizer um álbum da Britney". A Rolling Stone declarou: "O aventureiro pop e cluber de seu sexto álbum teria sido uma ótima continuação do In the Zone de 2003.
Os produtores de Toxic, Bloodshy & Avant, fazem parte do projeto novamente com a melódica e brilhante 'Unusual You'. A produção de Max Martin em 'If U Seek Amy' é atrevida e divertida e a faixa ofensiva à paparazzi 'Kill the Lights' retoma a sintona do Blackout. Este será o álbum que marcará o seu status de lendária". Veredito: 3 estrelas e meia de 5 (o mesmo ganho pelo "Blackout" e superior ao "Britney" de 2001). O Site Metacritic.com, que reúne resenhas críticas de muitas fontes, atribuiu a "Circus" um "escore global de 66 (sendo o máximo possível 100)".
O New York Times disse que "Suas novas canções são dance-pop esperto e refrescante". A Billboard também fez um review de "Circus": "Da abertura com Womanizer para a canção de arrependimento 'Blur', Circus dá ao pop um significado totalmente novo, conforme a cantora faz um trabalho duplo como uma diva do dance e uma melancólica de coração partido.
Essa não é uma mistura fácil, mas quando Spears deixa de lado o trauma de tablóides e se junta com os produtores certos - nesse álbum são Guy Sigsworth, Danja, Dr. Luke e Max Martin - ela está em seu território. Se os censores ouvirem cuidadosamente o jogo de palavras marcante no refrão de 'If U Seek Amy', poderia ir além dos clubes para a rádio".
Comercial
Britney possui a maior venda de 2008 no primeiro dia, batendo Taylor Swift com mais de 219 mil cópias e conseguiu a segunda melhor vendagem feminina de 2008 em sua semana de estréia, ficando atrás somente de Taylor Swift, que debutou semanas atrás com quase 600 mil cópias.
"Circus" vendeu mais de 505 mil cópias nos Estados Unidos na semana de estréia, fazendo Spears a única artista na história do Nielsen SoundScan (que monitora as vendas de música nos últimos 17 anos) à ter quatro álbuns debutando com 500 mil ou mais. Dentre as artistas femininas, apenas quatro conseguiram mais álbuns #1: Barbra Streisand (oito), Madonna (sete), Mariah Carey e Janet Jackson (ambas com seis).
"Circus" já é disco de ouro no México. Uma fonte da SonyBMG confirmou que Spears vendeu no país cerca de 40 mil unidades de sua sexta produção de estúdio em uma semana, superando Christina Aguilera, Beyoncé e Pink.
Spears também se encontra na primeira posição em downloads digitais de álbuns no iTunes dos Estados Unidos, Canadá, Irlanda, Austrália e França. "Circus" é ainda disco duplo de ouro no Reino Unido.
Na United World Chart, embora não tenha conseguido o #1, o sexto álbum de estúdio da princesa do pop estreou em #2 com exatas 814 mil cópias vendidas. Essa é a maior vendagem de uma artista feminina ao redor do mundo em sua primeira semana de 2008. O álbum foi #1 nos Estados Unidos, no Brasil, Canadá, Japão, México e Suíça, segundo a Jive Records. E figurou entre os Top 10 em sete outros países, incluindo a Grã-Bretanha, onde estreou em #4.
Em sua sexta semana, "Circus" vendeu um total de 106 mil cópias permanecendo em #1 pela quarta semana consecutiva no Mediatraffic, parada que contabiliza os álbuns mais vendidos no mundo. Até o momento, "Circus" já vendeu mais de 3 milhões de cópias no mundo.
Faixas
1.Womanizer
(Nikesha Briscoe & Rafael Akinyemi)
Produzido por: The Outsyders
2.Circus
(Lukasz Gottwald , Claude Kelly & Benjamin Levin)
Produzido por: Dr.Luke; Com colaboração de: Benny Blanco
3.Out From Under
(Shelly Reiken ,Arnthor Birgisson & Wayne Hector)
Produzido por: Guy Sigsworth
4.Kill the Lights
(Nathaniel Hills ,James Washington ,Luke Boyd & Marcella Araica)
Produzido por: Danja; com colaboração de Jim Beanz
5.Shattered Glass
(Lukasz Gottwald , Claude Kelly & Benjamin Levin)
Produzido por: Benny Blanco, Dr. Luke, Claude Kelly
6.If U Seek Amy
(Max Martin ,Shellback ,Savan Kotecha & Alexander Kronlund)
Produzido por: Max Martin
7.Unusual You
(Christian Karlsson ,Pontus Winnberg ,Henrik Jonback & Kasia Livingston)
Produzido por: Bloodshy & Avant
8.Blur
(Nathaniel Hills ,Stacy Barthe & Marcella Araica)
Produzido por: Danja
9.Mmm Papi
(Britney Spears ,Henry Walter ,Adrien Gough ,Peter - John Kerr & Nicole Morier)
Produzido por: Let's Go To War e Nicole Morier
10.Mannequin
(Britney Spears ,Harvey Mason Jr. ,Rob Knox & James Fauntleroy II)
Produzido por: Rob Knox, Harvey Mason, Jr.
11.Lace and Leather
(Lukasz Gottwald ,Benjamin Levin ,Frankie Storm & Ronnie Jackson)
Produzido por: Benny Blanco, Dr. Luke, Claude Kelly
12.My Baby
(Britney Spears & Guy Sigsworth)
Produzido por: Guy Sigsworth
Faixas Bónus:
1.Radar
(Christian Karlsson ,Pontus Winnberg ,Henrik Jonback ,Balewa Muhammad ,Candice Nelson ,Ezekiel Lewis & Patrick "J. Que" Smith)
Produzido por: Bloodshy & Avant
2.Rock Me In (Versão Européia e versão Deluxe)
(Britney Spears ,Greg Kurstin & Nicole Morier)
Produzido por: Nicole Morier
3.Phonography (Versão Européia e versão Deluxe)
(Christian Karlsson ,Pontus Winnberg ,Henrik Jonback ,Balewa Muhammad ,Candice Nelson ,Ezekiel "Zeke" Lewis & Patrick "J. Que" Smith)
Produzido por: Bloodshy & Avant, The Clutch
4.Amnesia (Versão Japonesa)
(F. Garibay, K. Livingston)
Produzido por: Fernando Garibay e Lady GaGa
5.Quicksand (Itunes Europeu)
Produzido por: Fernando Garibay e Lady GaGa
6.Trouble (Itunes Americano)
Produzido por: Bloodshy & Avant, The Clutch
7.Rock Boy (Versão digital Chile & Alemã)
(Tina Parol)
Produzido por: Danja
O sexto álbum da Britney, "Circus", chegou ao topo da lista dos CDs mais baixados legalmente via internet pelo portal iTunes, da Apple. "Circus" em sua versão deluxe, que inclue bonus tracks como "Rock Me In" e "Phonography" além de um DVD com o making off do álbum e o clipe de "Womanizer", ultrapassou o bem sucedido CD 808s & Heartbreak de Kanye West e estabeleceu-se em #1. A versão normal de 13 faixas também está no ranking em #13.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário